Como é dirigir na África do Sul?

Como é dirigir na África do Sul?

Eu adoro viajar, e sempre que alugo um carro tenho a nítida impressão de que aproveitei melhor cada cantinho daquele destino, afinal ficar na mão de guias que ficam horas em lojas e restaurantes que nem sempre são os que escolhemos e na maioria está lotada de mais turistas do que atrações turísticas, eu prefiro me aventurar alugando um carro e colocando o pé na estrada.

Na África do Sul não foi diferente.

Muitos se assustam por ser um pais africano e por ser mão inglesa, mas nada de pânico, é moleza, em poucas horas você se acostuma! 

Dirigindo na África do Sul?

Os sul-africanos dirigem na mão inglesa, ou seja, o motorista dirige do lado direito do carro, ‘do lado errado’. Mas não é só isso! Dirigir na África do Sul significa também dirigir na pista da esquerda, do lado contrário.

Parece um bicho do outro mundo, mas não é basta entrar no carro e começar a dirigir com muita atenção, oriente-se pelos outros motoristas e vai dar tudo certo.

Respire fundo e vá com calma, acalme-se e espere o susto inicial passar. Você vai ver que depois de um pouco tempo tudo parece se ajeitar. Parece que o corpo e o cérebro vai tomando conta de tudo e aos poucos vai se tornando automático.

Já fiz 2 viagens de carro pelo país e te garanto que dirigir na África do Sul é o melhor jeito de realmente explorar essa terra linda, com belezas naturais incríveis e tanta coisa pra fazer!

Aluguel de carro na África do Sul

Na nossa última viagem pela África do Sul, percorremos mais de 2.000km com um carro alugado. Foi um Fiat, popular, pequeno, mas bem econômico.

Pegamos o carro no aeroporto O.R.Tambo, em Joanesburgo e depois de todos os procedimentos burocráticos seguimos viagem.


Quanto custa alugar um carro na África do Sul?

Alugar carro na África do Sul é barato principalmente se comparar com o Brasil e Estados Unidos. Além disso, ou você aluga um carro ou fica na mão de agências de viagens para fazer passeios que nem sempre vão te proporcionar a experiência desejada. E é claro que se você está lendo este post, o que você quer ouvir é que de carro é mais legal. Fica a seu critério o seguro, as locadoras sempre tentam te empurrar um seguro a mais, eu não vou opinar se você deve ou não contratar um seguro completo, pois depende do seu orçamento e da sua confiança em dirigir.

Eu uso esse comparativo de locadoras e da Rentalcars que me traz os melhores preços.

Claro que os valores flutuam um pouco, principalmente dependendo da época do ano e da procura.

Vale a pena alugar carro na África do Sul?

Olha, como eu já falei, eu gosto muito da independência que alugar um carro proporciona às viagens, sempre que posso eu dirijo (EUA, Europa, México, Chile e por todo Brasil. Você pode parar onde quiser. Eu não gosto tanto assim de dirigir, mas adoro aproveitar o tempo do jeito que eu decido.

Usando GPS na África do Sul.

Bom uma dica importante para qualquer destino é carregar no seu Smartphone um GPS com os mapas locais de todos os lugares que você vai ficar e ou passar, pois certa vês fui de Nova York para Washington D.C. e esqueci de baixar o mapa da Philadelphia que ficava no meio do caminho, aí tive que parar em um posto com Wi-Fi e baixar o mapa restante.

Não confie nos chips com internet, tem lugares que não tem sinal de jeito nenhum, então tenha os mapas off-line previamente baixados no seu Smartphone. Eu costumo usar dois para garantir, o “Here Wego” é gratuito e tem mapas de todos os lugares que já visitei. E como back-up traço cada trajeto (aeroporto-hotel, hotel-destino, destino traço próximo hotel e assim por diante) e vou criando atalhos no celular usando o Google Maps e Carro e baixo ele Off-line, normalmente faço isso dias antes de viajar, ajuda e muito.

Documentação necessária para dirigir na África do Sul

Pra alugar um carro na África do Sul, você precisa da sua Carteira de Motorista válida (CNH), não vale a digital, Cartão de Crédito Internacional no nome do motorista para pagamento e caução tem que ter o limite do caução pois fica bloqueado durante toda a sua viagem.

Precisa da PID para dirigir na África do Sul?

Na locadora eles geralmente não pedem, mas eu sempre levo a PID (Permissão Internacional para Dirigir) em viagens internacionais. Sempre!

Primeiro porque algumas locadoras podem sim exigir o documento, já que a PID nada mais é do que sua CNH traduzida em inglês. Segundo porque caso você seja abordado pela polícia de trânsito local, é bem mais seguro apresentar uma carteira em inglês, além disso demonstra que você e um motorista habitual em viagens no exterior.

A PID pode ser solicitada pela internet pelo site do Detran de sua região,

O mais importante é respeitar sempre os limites de velocidade, tentar acompanhar os outros motoristas, respeitar as placas de sinalização, placa de Pare é Pare e não dar uma olhadinha para os dois lados e sair no arranque.


Como são as estradas na África do Sul?

Algumas estradas na África do Sul no geral são boas e outras não tão boas. Depende muito de que região do país você está e em que época do ano, já que a chuva pode causar um estrago nas estradas. Mas dependendo do seu itinerário ao entrar em Games para os dias de Safari, você vai dirigir em estradinhas de terra e bem esburacadas, sem contar que dentro dos Parks mantenha as janelas fechadas ou pelo menos até o meio para cima, pois já houve casos de turistas serem agarrados por animais, veja o exemplo que ocorreu no Lion’s Park, uma turista colocou os braços para fora para fotografar alguns leões e uma leoa a pegou e matou. Pense no desespero.

Como abastecer o carro na África do Sul

Pra abastecer o carro você vai até o posto de gasolina e um frentista vai te atender, assim como no Brasil. Uma boa dica para o caso do frentista perguntar o tipo do combustível é sempre checar o lado interior da tampa do tanque do carro. 

Pedágios na África do Sul

Na região de Gauteng, principalmente em Joanesburgo e Pretoria e em grandes rodovias espalhadas pelo país, existem vários pedágios, mas você não precisa se preocupar. É bem provável que o carro que você vai alugar já venha com um sistema de pagamento eletrônico, tipo o ‘Sem Parar‘, sabe?!

Toda vez que você passar por um pedágio, o aparelhinho, que é colado no painel do carro vai apitar. Depois que você devolver o carro, a locadora vai te cobrar o que você gastou no cartão de crédito.

Os pedágios urbanos eram bem baratinhos (3 rands), mas alguns pedágios da N4 eram mais caros (83 rands).

Mas, afinal de contas, como é dirigir na mão inglesa?

Essa foi minha segunda experiência dirigindo na mão inglesa e não tive nenhum problema, a não ser quando voltei para o Brasil e liguei o para-brisa ao invés de dar seta umas dez vezes.

A questão do carro com câmbio automático ou mecânico é como aqui, se você está acostumado com câmbio automático, bora lá, manda ver, tudo fica mais fácil, mas se você anda diariamente com câmbio mecânico, aí vai ter duas adaptações o câmbio e a direção. Eu usei o mecânico nas duas vezes isso por que é mais barato e para mim tanto faz.

Seguro viagem para África do Sul

Ele é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. Garantia de assistência para você e para o seu bolso, já que um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares.

Uma boa dica para economizar uma graninha, é usar um comparador online, segue o link.

Gostou das nossas dicas?

Usando nossos links de afiliados para você colabora com o Viajando Geral e não paga nada mais por isso!

Mauro Arruda

Viajando Geral


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *